mattes / Classificação e seriação [PDF]

CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO. Na visão de Piaget, o desenvolvimento cognitivo dá-se a partir da interação do sujeito

8 downloads 34 Views 194KB Size

Recommend Stories


PGM mattes
It always seems impossible until it is done. Nelson Mandela

Vitamina E PDF-Download
Make yourself a priority once in a while. It's not selfish. It's necessary. Anonymous

E-katalog indir (pdf)
Don't ruin a good today by thinking about a bad yesterday. Let it go. Anonymous

Portal e-CFCAnet [PDF]
Uma parceria entre a AUTOTRÂNSITO, Centro de Excelência em Educação para o Trânsito, e o GRUPO CRIAR, empresa de tecnologia com mais de 25 anos de experiência na área de trânsito, o e-CFCAnet oferece cursos à distância para a Atualização

Silenzio e omertà - PDF
Goodbyes are only for those who love with their eyes. Because for those who love with heart and soul

Monitoria e avaliação (pdf)
How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world. Anne

Axis P1367-E PDF
Be like the sun for grace and mercy. Be like the night to cover others' faults. Be like running water

e PDF ePub
The wound is the place where the Light enters you. Rumi

VNP10N06-E Datasheet PDF
Happiness doesn't result from what we get, but from what we give. Ben Carson

Trasporti e mobilità [PDF]
Courage doesn't always roar. Sometimes courage is the quiet voice at the end of the day saying, "I will

Idea Transcript


mattes

Get a free wiki | Try our free business product

Wiki

Search this workspace

Pages & Files

EDIT

VIEW

log in help

Classificação e seriação last edited by



PBworks 9 years, 8 months ago

To join this workspace, request access.

Page history

Already have an account? Log in!



Navigator



A duas mãos Atividade Seminário Integrador - trajeto Classificação e seriação Espaço e Forma FrontPage Memorial Minha turma

Pages

Files

options

SideBar





Que bom que você veio me visitar! Volte sempre!

CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO



Na visão de Piaget, o desenvolvimento cognitivo dá-se a partir da interação do sujeito com o conhecimento. Além disso, cada criança que aprender algo, organizará a aprendizagem do seu jeito, considerando aprendizagens anteriores. Ela precisa vivenciar, precisa de tempo para assimilar o que vivenciou.



Já para Vygotsky, a inteligência surge a partir do encontro da prática com a palavra. Para aprender a criança precisa dar um signo à aprendizagem, falar sobre ela, para amadurecer através de reflexões e troca, suas aprendizagens.

Recent Activity

Eis um ponto inicial de reflexão sobre atividades sobre classificação e seriação.



Representação do Mundo pela Matemática edited by



E falando disso, o que se entende de classificar e seriar?

Representação do Mundo pela Matemática edited by



Classificar é agrupar considerando semelhanças de objetos

Espaço e Forma edited by



Seriar é ordenar a partir da análise das diferenças dos objetos.

Espaço e Forma edited by



Bem, realizando as minhas leituras dei-me por conta da existência da seriação visual (onde apenas olhando a criança reconhece as diferenças) e da seriação tátil (onde ela necessita tocar o objeto para perceber as diferenças).

Espaço e Forma edited by



Espaço e Forma edited by

Retomando as leituras sobre as fases de desenvolvimento cognitivo de Piaget, percebi que o resultado de um dos testes com crianças do segundo estágio (pré-operacional, de 2 a 6 anos) evidenciou que crianças pequenas não são capazes de lidar com problemas de ordenação ou de seriação, sendo incapazes de dispor varas de diferentes tamanhos em ordem crescente. Teoria que constatei durante o curso do Magistério com diversos testes. É no estágio operatório-concreto (de 7 a 12 anos) que a crinça torna-se capaz de realizar essas atividades.

Espaço e Forma commented on by More activity...



No site http://penta2.ufrgs.br/edu/debora/seriacao.htm, menciona-se o fato de que a seriação já está presente na vida da criança desde o período sensório-motor, quando o bebê começa a brincar com torres e encaixes No mesmo site encontra-se a rica classificação disposta a seguir:





“A criança ao alinhar os objetos evidencia um processo de evolução da seriação, a saber:

FASE IA - não há nenhum ensaio de ordenação dos elementos (+ - 4 anos); FASE IB - inicia a realizar pequenas séries incoordenadas dos elementos (+ - 5 anos); FASE II- êxito na intercalação dos elementos, por tentativas (+ - 6 anos); FASE III - êxito através da utilização do método sistemático- seriação operacional (+ - 7/8 anos).” Já da classificação a criança começa a apropriar-se à medida que doina a fala, quando vai conhecendo os objetos, processo que não é simples. Minha filha de 2 anos chama tudo que tem quatro patas de “au au”. Após ver um passarinho, passou a chamar as aves de “piu piu”. Um dia, vendo um lagarto ela gritava “piu piu au au”. Risos. Mas ela soube clssificar e percebeu que aquele bicho não tinha semelhança com os outros e deveria por isso ter um nome diferente.

Concordando com a idéia de Zoltan Paul Dienes, gosto de deixar as crianças manusearem e brincarem livremente com os brinquedos para somente depois inlcuir regras. Utilizar blocos lógicos sob regras sem deixar as crianças antes explorarem, brincarem e descobrirem estas peças, não seria boa idéia.

Para concluir gostaria de registrar o interesse em conhecer o software "Fábrica Fantástica" e encerrar com uma citação extraída das Diretrizes da Educação Matemática das escolas públicas do Paraná "Embora ninguém tenha a obrigação de gostar de Matemática, nem de querer, todos têm o direito a uma educação matemática que lhes permita trabalhar em profissões que fazem uso intensivo de Matemática, assim como têm direito a uma educação matemática que lhes permita serem autores em sua vida social, e não apenas atores ou espectadores.”

Atividades de classificação: 1. Jogo Boole. Adoro! É fantástico, divertido e desenvolve o pensamento lógico. Tem pra vários níveis e todas as faixas etárias.

2. Juntar cores, formas iguais – Blocos lógicos. Não tem? Produzir de cartolina. Usar prendedor de roupa colorido. Viva a sucata!

3. Elefante colorido – tocar em algo da cor citada como ferrolho para não ser pego

4. Jogo da memória com pares iguais

5. Jogo da memória com pares semelhantes

6. Comparação de tipos físicos: agrupar por cor/ comprimento do cabelo, cor dos olhos, cor da pele, sexo

7. Separar cartões com letras, figuras, números

Atividades de seriação 1. Ordenar blocos, objetos...em ordem crescente/ decrescente

2. Organizar cartões segundo quantidades de imagens.

3. Formar a fila segundo o tamanho dos alunos

4. Ordenar canudinhos/ varas conforme tamanhos

Análise das atividades do 1º Encontro Presencial

Jogo da caixa: Julguei bastante atraente e instrutivo o jogo da caixa. Mas a partir do segundo participante certamente os alunos perceberiam tratar-se de formas geométricas e começariam a gritar os nomes sem fazer perguntas. Mesmo assim, por trabalhar espessuras, tamanhos e as formas em si, foi formidável. Sugeri na aula, que eu, após essa atividade proporia aos meus alunos que trouxessem coisas de casa seguindo as formas geométricas que estavam na caixa. (Retângulo: um carrinho, o apagador do quadro. Quadrado: uma caixa de fósforo....) Assim ele ficaria ainda mais divertido.

Pife: Confesso que julguei o Pife pouco aplicável. Não se consegue visualizar as cartas. O número de cartas do baralho e de combinações não permite que ele se desenvolva com sucesso. Jogamos muito tempo, as cartas acabaram, ninguém bateu, retomamos o morto como baralho e não houveram novidades. Os desenhos devem aparecer do lado direito, não no centro das cartas. No máximo, jogar em duplas, ou aumentar número de cartas. Lamento o excesso de críticas, mas sou fanática por jogos de cartas. Adoro pife, canastra, 3 vermelhos, paciência e truco. As crianças se irritariam jogando porque não conseguem ver o valor das cartas e o jogo não se desenvolve com sucesso. É ótima idéia, mas necessita de ajustes.

Bilbiografia:

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 1993.

Sites sugeridos: 1. Etapas da seriação: http://penta2.ufrgs.br/edu/debora/seriacao.htm

2. Conceitos matemáticos:

http://72.14.205.104/search? q=cache:g2GQoMK9Ux4J:www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php%3Fportal%3D480%26con%3Dp+classifica%C3%A7%C3%A3o+e+seria%C3 BR&ct=clnk&cd=1&gl=br



3. Reflexão sobre Educação Matemática e criação das Diretrizes para o Ensino desta Disciplina no Estado do Paraná: http://72.14.205.104/search? q=cache:YDqN8KtN_FwJ:www8.pr.gov.br/portals/portal/diretrizes/dir_ef_matematica.pdf+classifica%C3%A7%C3%A3o+e+seria%C3%A7%C3%A3o&hl=ptBR&ct=clnk&cd=8&gl=br

4. Mini-dicionário de Matemática elementar:

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm

5. Construção de critérios de classificação pelas crianças (Excelente!):

http://www.veronicaweb.com.br/download/textoCLASSIF.pdf

6. Matemática na Educação Infantil:

http://72.14.205.104/search? q=cache:mivwG5cAgjwJ:www.icpg.com.br/hp/revista/download.exec.php%3Frpa_chave%3D0291cd6d726e8b4adbd6+classifica%C3%A7%C3%A3o+e+seria%C3%A7%C3% BR&ct=clnk&cd=25&gl=br

Atividades de classificação e seriação Adoro aliar atividades físicas a conceitos! Bem, imaginemos que estejamos com um projeto sobre animais. Classificação Diria a cada aluno o nome de um animal e imitando-o, sem dizer seu nome (com gestos, saltos, sons), teriam de encontrar seu grupo. Após terem encontrado o grrupo formado pelo mesmo tipo de animal, questionaria os alunos sobre outras formas (critérios) de dividirmos os animais (representados por eles). Exploraríamos certamente o número de patas, a existência de pêlos ou penas, animais que colocam ovos e os que não põem (não vale dizer que considerando-se os machos nenhum põe), habitat, tipo de alimentação... o que inclusive seria uma ótima forma de fazê-los trocarem conhecimentos e tomr ciência do que sabem sobre o mundo animal. O que houvesse dúvida, não daríamos uma palavra final, mas incitaríamos a pesquisa. Aliás, já contei que no início de um projeto sobre animais, pesquisando sobre "o que eu sei sobre os animais" com ponnto de partida para os estudos, quase morri de rir (claro que em casa) de uma aluna que escreveu que a girafa come carne e pesquisando na internet, quase morri de rir de mim quando li que ela come carniça. Conforme fôssemos estudando os animais, por espécie, tipo , habitat, conforme definido pela turma, seguindo o que aguçaria mais a curiosidade, poderíamos ir montando uma maquete com representantes dos animais estudados. Nova atividade seguindo critérios sugeridos pela professora e turma poderiam ser utilizados para agrupar os animais reproduzidos com desenhos, sucatas, massa de modelar, etc... Seriação As réplicas dos animais estudados poderiam ser utilizadas para uma atividade de seriação, dispondo-os do maior ao menor e do menor ao maior. Poder-se-iam também analisar os ciclos vitais dos animais, organizando desenhos em ordem (gestação, filhote, adulto) incluindo a criação de uma linha do tempo de uma pessoa da familia de cada criança (um avô, por exemplo) produzindo com fotos/ desenhos as diversas fases da vida. E porque não, a própria linha do tempo da vida da criança, destacando seus avanços...com a reprodução de fotos/ desenhos e localização temporal de fatos significativos como engatinhar, comer/ evstir sozinho, começar a ir na escola. Aliás, essa mesma linha do tempo rmeteria a uma atividade de classificação, onde poder-se-ia classificar os alunos por faixa etária de cadea avanço (começaram a engatinhar com x meses...).

Atividade 2

Seria adequado levar estas atividades para seus alunos? Por quê? - O que você mudaria nas atividades? E nos objetos?

Quanto às atividades de classificação e seriação sugeridas na atividade 2, utilizaria todas. Diverti-me muito realizando-as, além de serem fonte de reflexão e aprendizagem. Para melhor utilizá-las, faria peças gigantes de cartolina, para realizar a brincadeira em grupos no pátio. Também utilizaria as peças conforme temática trabalhada: alimentos saudáveis e menos saudáveis, etc...

Atividades com Gráficos

Gosto de utilizar gráficos para a comparação das preferências das crianças, abrangendo música, brinquedos, alimentos, atividades de lazer e envolvendo dados referentes ao seu histórico familiar. Após concretizados, tenho o hábito de criar problemas matemáticos através deles. Mas como não julguei uma atividade pra lá de criativ, resolvi viajar pela internet a fm de descobrir como outros educadores trabalham com gráficos. No site http://64.233.169.104/search? q=cache:IBfn1NoYiw8J:www.sbempaulista.org.br/epem/anais/Comunicacoes_Orais%255Cco0071.doc+graficos+series+iniciais&hl=ptBR&ct=clnk&cd=13&gl=br encontrei a experiência de uma educadora que fez um projeto englobando contos de fadas e gráficos. Ela escolheu o conto Cinderela e a partir do mesmo gerou situações problemas. Ofereceu 3 possibilidades de atendimento em salão de beleza a ser pago pela fada madrinha e os alunos deveriam optar por um deles, gerando debate e criação de gráficos. As crianças trouxeram folhetos e tiveram de utilizar os mesmos para definirem que objetos, vestidos, jóias, sapatos a moça usou no dia da festa. Claro, o que possibilitou a geração de novas contas e novos gastos com média de custos.

Comments (2) Anonymous said at 3:54 pm on Apr 3, 2008

Kelli :-) Uma página organizada e completa teoricamente, mas falta o principal: uma atividade criada por você que trabalhe os conceitos de classificação e seriação. A proposta da interdisciplina de matemática para esta atividade 2 é que você crie uma atividade nova, entende?! Depois de conhecer os jogos e realizar a leitura da página da matemática, o que você imagina que poderia criar (uma novidade) para trabalhar os conceitos de seriação e classificação com seus alunos? Aguardamos sua invenção :-) Beijos Tutora Melissa Anonymous said at 5:38 pm on Apr 16, 2008

Uma ótima invenção Kelli. Parabéns! :-) Aplicou esta atividade com os alunos? Como foi? O que eles questionaram? O que eles falaram?... Esses detalhes "enriqueceriam" seu trabalho ;-) Beijos Tutora Melissa You don't have permission to comment on this page.

Printable version PBworks / Help

About this workspace

Terms of use / Privacy policy

Contact the owner / RSS feed / This workspace is public

Smile Life

When life gives you a hundred reasons to cry, show life that you have a thousand reasons to smile

Get in touch

© Copyright 2015 - 2024 PDFFOX.COM - All rights reserved.